Weverton confirma decisão do PDT de votar contra o impeachment

Weverton entrevistaO deputado federal Weverton Rocha confirmou nesta quarta-feira (13) que a bancada do PDT na Câmara Federal manteve, por ampla maioria, a decisão de votar contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff, tomada em janeiro em reunião do Diretório Nacional da legenda. Ao todo, são 20 parlamentares pedetistas que participarão da votação marcada para o próximo domingo.
“Todos sabem que é decisão de partido, do Diretório Nacional, e esperamos que até domingo a gente consiga estar todo mundo no plenário participando desse momento importante em que o PDT mais uma vez não se curvará, como nunca se curvou. O nosso lado é o da Constituição. A bancada está unida. A solução do problema não é tirar a Dilma”, declarou Weverton Rocha à imprensa.
Segundo informou, 19 dos 20 deputados participaram de uma reunião terça-feira (12), que contou com a participação do presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, e do ministro das Comunicações, André Figueiredo (PDT-CE). A reunião ratificou a decisão tomada em janeiro.
“O PDT tem essa característica de dialogar. Nada foi construído de cima para baixo. Foi construído esse debate e não é agora, nesse momento, que vamos sair do barco como se fôssemos ratos!”, enfatizou Weverton Rocha, que lidera a bancada pedetista na Câmara Federal.
Weverton Rocha disse não acreditar que deputados descumprirão a decisão do partido. “A bancada é unida. Eu confio nos nossos colegas deputados, todos, mesmo não concordando, sempre acataram a decisão do partido”, finalizou.

Astro de Ogum deixa a cadeira da presidência e assiste sessão da Galeria

Astro de Ogum assistindo sessão na galeria da Câmara Municipal.Presidente da Câmara Municipal de São Luís, o vereador Astro de Ogum (PR), mudou radicalmente de lado na última terça-feira, (12), ao em vez de está presidindo a sessão do legislativo assistiu na galeria, como fazem dezenas de cidadãos nos dias de segunda, terça e quarta-feira.
Astro disse que queria sentir como funciona o outro lado. O que circula no burburinho e o que os assistentes estão achando do que está acontecendo durante a sessão de debates entre vereadores e votações de requerimentos, indicações, projetos de lei e outras proposições. Ali Astro de Ogum ouviu algumas reclamações acerca de alguns atos que acontecem no parlamento de São Luís, bem como críticas a administração da prefeitura da capital maranhense.
“Estava na galeria para voltar a sentir o clima de quem assiste uma sessão e vê pessoas que não se conhece falar o que está pensando sobre a Câmara e um ou outro vereador”, disse Astro de Ogum. “Uma coisa é estar presidindo a sessão e olhar encarar a situação lá da Mesa Diretora, ou ficar dentro do plenário, enquanto outra é se colocar no lugar do espectador, de quem está assistindo a sessão e participar de um clima totalmente diferente”, emendou.
A presença de Astro de Ogum na galeria causou estranheza para alguns, comentando que ele estaria fazendo alguma sondagem, porém, conforme comentou ele com algumas pessoas, “tive vontade de fazer isso hoje porque amanheci com esse sentimento”, destacou.
Conforme Astro, atitude como essa é salutar, porque assim o vereador pode auscultar o sentimento popular e não ficar naquela de só procurar o povo em período eleitoral.

Policia Civil prende dois suspeitos de integrarem quadrilha de assalto a bancos

Foto2_NilsonFigueiredo - Prisão suspeitos de integrar grupo interestadual de roubo a agências bancáriasMais uma quadrilha de assalto a bancos foi interceptada e seus integrantes presos pela Polícia Civil do Maranhão. Em operação realizada nesta terça-feira (12), equipes do Departamento de Combate a Roubo às Instituições Financeiras, órgão da Superintendência Especial de Investigação Criminal (DCRIF/Seic), prenderam dois homens suspeitos de integrar grupo interestadual especializado no roubo a agências bancárias. “O trabalho prossegue para localizarmos e prendermos os demais integrantes da quadrilha”, explicou o superintendente da Seic, delegado Tiago Bardal, que coordenou a operação. Foram seis meses de investigação para chegar à quadrilha.
Os suspeitos foram apresentados em coletiva, realizada na tarde desta terça, na sede da Seic, Bairro de Fátima. Ricardo Alves de Melo, 31 anos, que é foragido do Tocantins e Antunimilson dos Santos Pereira, 30 anos, de Goiás, foram detidos no município de Imperatriz, e, com eles, apreendidos três fuzis Ar 15, duas pistolas, 850 munições, equipamentos usados em explosões de caixas eletrônicos e mais 10kg de maconha. Segundo as investigações, a dupla agia no Maranhão em ataques a instituições financeiras nas cidades de Santa Luzia, Buriticupu, Amarante e Grajaú.
Segundo as investigações, a quadrilha age desde novembro do ano passado, em assaltos às agências bancárias. Seguindo as ocorrências, a polícia iniciou um monitoramento por meio do seu departamento especializado e descobriu que a quadrilha concentrava sua sede em Imperatriz.  As equipes foram ao local e localizaram os pontos de apoio da quadrilha, tendo identificado os dois detidos. A polícia ainda procura por outros cinco suspeitos, incluindo integrantes do Maranhão e Pará. “Temos informações de assaltos realizados por esse grupo também no Pará e Toantins”, reitera Bardal. A operação teve, ainda, apoio do Grupo de Resposta Tática (GTR) – força especial da Polícia Civil, com treinamento avançado para combate e que presta apoio operacional a todos os departamentos da Seic.
Planejamento
Foto3_NilsonFigueiredo - Prisão suspeitos de integrar grupo interestadual de roubo a agências bancáriasBardal ressalta que o combate a este tipo de crime está nas prioridades da Segurança. Para conter a incidência dos casos, todas as ações foram reforçadas. Abordagens em pontos estratégicos, monitoramento de grupos e pessoas suspeitas e orientação na segurança das instituições bancárias são parte das estratégias. A orientação a comerciantes de material explosivo é outro ponto do planejamento, pois as quadrilhas têm utilizado estes artefatos durante os ataques.
Como resultado das operações, a polícia conseguiu identificar e prender chefes destes grupos, desarticular organizações frustrando o crime e apreender armas, explosivos e outros materiais. “Executamos operações específicas contra assaltos a bancos e temos conseguido frustrar investidas desarticulando grandes quadrilhas, a exemplo deste caso”, explicou Tiago Bardal.
2016
De janeiro a março deste ano, a Seic, por meio do Dcrif, realizou mais de 20 operações tendo como resultado a prisão de 25 pessoas; desarticulação de seis quadrilhas; cumprimento de 13 mandados de prisão; e apreensão de 19 armas de fogo, 22 dinamites e oito ‘bananas’ de pólvora. Os presos são envolvidos com organizações perigosas de ação interestadual e especializadas. O titular da Seic, Tiago Bardal, informa que foi elaborado um planejamento estratégico para o combate a esta modalidade de crime.
Aplicado desde o ano passado, o plano de ação já mostrou resultados com a diminuição dos casos, em comparação ao mesmo período de 2014. O DCRIF registrou 164 investidas a instituições financeiras em 2014 e com a execução do planejamento ao longo do ano de 2015, os registros caíram para 152 – uma diminuição de 7,3% no total de ocorrências.

Política maranhense em notas

Candidatura de Castelo inconsistente
joaocasteloNinguém acredita na candidatura do ex-prefeito João Castelo. A fragilidade do pré-candidato, que responde a vários processos por conta de sua caótica gestão à frente da prefeitura de São Luís, faz com que outros pré-candidatos invistam pesado pelo apoio do PSDB nas eleições. A pré-candidatura de Castelo parece apenas moeda de troca. Eliziane Gama passou o final de semana flertando com a legenda. A deputada federal quer o vice tucano para chapa perfeita. O nome do vereador Gutemberg Araújo apareceu como opção nos últimos dias. Mas o PMDB também se movimenta.
Fábio tenta by pass
fabiopintoCom o respaldo de João Alberto como pré-candidato do PMDB à prefeitura, o vereador Fábio Câmara também entrou duro no jogo para ter os tucanos em seu palanque. Fábio recebeu na sede do PMDB o presidente municipal do PSDB, Pinto Itamaraty. Desde ano passado, o vereador já vinha flertando com João Castelo e sempre foi defensor da gestão tucano na prefeitura em discursos na Câmara Municipal. Com o desempenho pífio na pesquisa Escutec, a aliança poderia ser a salvação de Fábio. A conjuntura não é fácil, mas ele se movimenta.
E o PT?
ptapoioA situação do PT em São Luís é totalmente diferente de seu maior rival a nível nacional. Enquanto o PSDB é cortejado, o PT, em baixo pela execração a nível nacional, o partido tem sido renegado na disputa. Mesmo com o poderoso tempo de televisão, não são observados movimentos e gestos para ter o PT no palanque. O mais provável é que isso só ocorra após o fim dos movimentos pelo impeachment da presidente Dilma. Até lá, o PT continua recluso na disputa da capital.
Edivaldo aposta em legendas médias
Reuniao_DEM__110416_3Como certamente não terá PSDB, PMDB, PP, PSB e PPS, o prefeito Edivaldo aposta em uma ampla coligação com partidos pequenos e partidos médios para ter o tempo de televisão suficiente. Por isso o prefeito mexeu nas peças do tabuleiro para ter em seu palanque partidos médios como PSD, PR e DEM, já que já conta com seu próprio partido (PDT) e o PCdoB. Junto com vários partidos pequenos, o prefeito já tem sua estratégia montada e a coligação majoritária praticamente pronta.
Aliados destacam ética
edivaldoNos eventos em que o prefeito Edivaldo está homologando seus apoios, os discursos têm sido semelhantes em destacar um aspecto: a imagem proba que o prefeito pré-candidato á reeleição tem. Em tempos de Lava jato e descrédito quase generalizado da classe política, não pesa contra Edivaldo nenhuma mácula do ponto de vista ético. A crise econômica e as excessivas demandas da cidade trazem cobranças por mais resultados administrativos. Porém, a probidade de Edivaldo é ponto fundamental na avaliação dos aliados para a confiança de que mais benefícios serão conquistados em um segundo mandato.
Briga das estradas continua
MinTransportes 1204_2Deputados estaduais que compõem a Frente Parlamentar em Defesa das Rodovias Federais estiveram com o deputado federal Weverton Rocha (PDT-MA) em reunião com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues. Em pauta a busca da retomada imediata das obras de duplicação da malha viária que liga à capital maranhense, bem como, o aumento das equipes que têm realizado os serviços de recuperação da BR-135. O ministro anunciou que realizará, em breve, uma agenda com o Governo do Estado, para averiguar o andamento das obras na BR-135. “É a principal demanda que temos com o estado do Maranhão, e iremos entregá-la o quanto antes”.
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *