Edivaldo Holanda entrega novo Centro de Saúde no Cohatrac

O prefeito Edivaldo Holanda Junior, acompanhado da secretária Municipal de Saúde, Helena Duailibe, entregou na manhã desta quinta feira (05), o novo Centro de Saúde Salomão Fiquene, localizado no Bairro do Cohatrac. A reinauguração do posto faz parte de um cronograma de ações de reestruturação da rede municipal de saúde, que só em 2014, ampliou seis unidades básicas.   

A unidade teve toda a sua estrutura física reformada e recebeu nova pintura, alem de reparos nas instalações elétricas e hidráulicas e manutenção dos equipamentos. É composta de quatro consultórios de clínica médica e um de especialidades, um gabinete odontológico, salas para vacina e atendimentos básicos, como verificação de pressão arterial, curativos, e uma sala específica para nebulização.    

Com a revitalização do centro, os serviços oferecidos a população do Cohatrac e toda região metropolitana de São Luis, vai continuar contando com a assistência das equipes de saúde da família e atendimentos ao adulto, adolescente e saúde da criança, bem como, prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento para portadores de hipertensão e diabetes, tuberculose e hanseníase. O posto também oferece vacinação para cães e gatos.     

A reforma da unidade destaca ainda a ampliação dos serviços de atendimento especial a Mulher, como a prevenção do câncer, atenção ao pré-natal, parto e nascimento. Além disso, o Salomão Fiquene passa a oferecer consultas em cardiologia e dermatologia, e ainda disponibiliza uma Central para marcação de consultas que irá funcionar de segunda a sexta feira das 7h30 ao meio dia.      
“É um momento extremamente importante para a cidade de São Luís, pois avançar na área da saúde significa dar qualidade de vida a população, claro, que não apenas reformando as unidades básicas, mas a reforma do Socorrão I e II, a construção do novo Hospital da Criança, o Hospital da Mulher funcionando em plena atividade, e a construção de uma Maternidade na Cidade Operária. Estamos entrando no terceiro ano de gestão e avançando bastante na área da saúde”, destacou Edivaldo Junior.    
O Prefeito de São Luís ainda destacou parcerias importantes para a ampliação estrutural da saúde. “O governo Federal e Estadual tem contribuído de forma significativa para a reestruturação das unidades de saúde. Hoje, a cidade pode ver o Governador Flávio Dino e o Prefeito Edivaldo Holanda caminhando lado a lado, e em breve vamos assinar alguns convênios que vão melhorar o transito e a pavimentação das ruas”, pontuou.   
  
Para Helena Duailibe, secretária da Saúde, a revitalização do Centro faz parte do programa de reestruturação da Saúde de São Luís. “Este ano vamos reformar mais 20 unidades, fazendo com que os profissionais da saúde façam um atendimento mais humanizado a nossa população. O cronograma de reformas está aberto, e a partir deste mês as outras unidades já começam a ser entregues”, frisou.   

Estiverem presentes no ato solene, o secretário Municipal de Comunicação, Batista Matos, o Apóstolo Silvio, da Igreja MAIS, os vereadores Isaías Pereirinha e Professor Lisboa, além de lideranças comunitárias e a sociedade civil.   

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *