Eliziane e Edivaldo Jr. faltam ao debate promovido pelo Sindeducação

dsc_5804
O Sindeducação realizou na última segunda-feira, 12, uma “Roda de Conversa” com os candidatos a prefeito de São Luís com o tema:“EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE QUALIDADE, É POSSÍVEL?”. O evento foi realizado no espaço Real Promoções.
Na ocasião, estiveram presentes a presidente do Sindeducação, professora Elisabeth Castelo Branco; o diretor Financeiro, Benedito Oliveira Filho; a presidente do Conselho Fiscal, Orfisa Surama e a vice- presidente, Isabel Cristina Dias.dsc_5759
Nas eleições deste ano, nove candidatos participam da disputa pela prefeitura de São Luís. O Sindeducação convidou, formalmente, todos os concorrentes. No entanto, compareceram ao evento, Eduardo Braide (PMN), Fábio Câmara (PMDB), Rose Sales (PMB), Waldeny Barros (PSOL), Zé Luís Lago (PPL), Wellington (PP) e Claudia Duran (PSTU). A candidata, Eliziane Gama, informou, por meio de ofício, a justificativa de sua ausência, por conta de um compromisso em Brasília. O atual prefeito, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que tenta a reeleição, não justificou sua falta.
dsc_5940
Com a temática: “EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE QUALIDADE, É POSSÍVEL?”a diretoria do Sindeducação promoveu uma grande discussão acerca do atual panorama da rede de ensino público da capital. O objetivo do encontro foi de conhecer o perfil dos pretendentes ao cargo de prefeito, bem como, avaliar a competência técnica e o compromisso político de cada concorrente.
Na oportunidade, a professora Elisabeth Castelo Branco realizou uma apresentação sobre o atual caos que assola a rede de ensino de São Luís, demonstrando, através de fotos e vídeos, o cenário de destruição dos espaços escolares da cidade. A dirigente sindical, também falou sobre desvalorização dos profissionais do magistério em face às condições precárias de trabalho, escassez de material didático-pedagógico, a péssima remuneração, dentre outros problemas.
dsc_58223
“Roda de Conversa” foi dividida em dois blocos, sendo abordado no primeiro momento seis perguntas gerais, direcionadas para todos os candidatos presentes; no segundo tempo, foram geradas sete perguntas individuais, por meio de sorteio, abrangendo as principais especificidades que regem o sistema educacional público.  Logo em seguida, os candidatos fizeram suas considerações finais, sobre as propostas de governo para o progresso da educação pública de São Luís.
“A educação é o cerne do desenvolvimento social da humanidade, e sem ela regrediríamos ao estado primitivo. É a partir da educação que se formam os advogados, médicos, jornalistas, professores, engenheiros e tantos outros profissionais. Mas, apesar de ser o pilar de sustentação do mundo, a educação tem sido menosprezada pelos governantes, e esta situação tem atrasado o processo de avanço da sociedade. São Luís precisa de um governante compromissado com a pasta da Educação, para que possamos progredir e construir uma educação pública de qualidade”, explicou a professora Elisabeth.
A professora Cássia Miranda, parabenizou a iniciativa do Sindeducação: “foi de extrema relevância o encontro desta noite. Felicito a toda diretoria do sindicato pela realização deste evento, que demonstrou, mais uma vez, o compromisso desta direção com a luta pela valorização dos profissionais do magistério.
Pela primeira vez, uma gestão sindical promoveu um evento voltado para a fomentação política dentro da classe de professores, visto que, a ocasião oportunizou à classe o conhecimento e a percepção das representações de governo de cada candidato em relação à educação pública de São Luís.
dsc_6003
O Sindeducação está na luta diária por melhorias expressivas na educação pública municipal, e a idealização da “Roda de Conversa’ com os candidatos a prefeito de São Luís é uma ação inerente aos anseios da nossa classe. O momento foi muito proveitoso, pois estimulamos o debate de temas pertinentes à consciência e participação política dos professores, de forma que estes possam ter discernimento na escolha do novo prefeito”, frisou a presidente do sindicato.
Durante a solenidade, os candidatos, Eduardo Braide, Welligton e Rose Sales entregaram um documento de comprometimento, caso sejam eleitos, de investimentos na política educacional e valorização dos profissionais do magistério.
Aguardem a postagem dos vídeos com os depoimentos dos candidatos a prefeito de São Luís. 
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *