Interpreta: Dr. Amílcar dispara na liderança e se consolida como favorito em Barreirinhas

Por Blog do Garrone.

Se as eleições municipais fossem hoje, o candidato Dr. Amílcar (PCdoB) seria o novo prefeito de Barreirinhas. Isso é o que aponta a nova pesquisa do Instituto Interpreta sobre o cenário eleitoral na cidade. De acordo com o levantamento, Dr. Amílcar segue isolado na liderança com 52,5% das intenções de voto na pesquisa estimulada – aquela em que são apresentados os nomes dos candidatos.

Com esse resultado, Dr. Amílcar tem mais de 35 pontos percentuais à frente dos candidatos Joab (PTC) e Léo Costa (PSC), que aparecem empatados com 16,5% cada, seguidos do candidato Celsinho Rodrigues (PRTB), com 4,3% e Washington Luiz (PSL), que figura na última colocação, com 1,5%.

Brancos e nulos somaram 2,8% e 6,0% dos entrevistados não responderam ou disseram não saber em quem votar.

Espontânea

A vantagem do Dr. Amílcar também é superior no cenário espontâneo – quando não são apresentados os nomes dos candidatos. Nesse modelo de projeção, Dr. Amílcar aparece em primeiro com 49,8%, seguido de Léo Costa, com 16%; Joab, com 15%; Celsinho Rodrigues, com 3,3% e Washington Luiz, com 1,5%. Brancos e nulos, 2,8%. Não sabem ou não responderam, 11,8%.

Rejeição

Líder na intenção de voto, Dr. Amílcar aparece entre os que menos rejeitados pela população de Barreirinhas e o mais rejeitado é o candidato do PSC, Léo Costa.

Perguntados em qual dos candidatos a prefeito os eleitores não votariam de jeito nenhum, 38,2% dos entrevistados apontaram o nome do candidato Léo Costa como o candidato que eles não querem na Prefeitura de Barreirinhas, seguido de Celsinho Rodrigues, que aparece com 24,4% de rejeição e Washington Luiz, com 10,6% de rejeição.
Dr. Amílcar e o candidato Joab aparecem empatados nesse quesito com 8,3% de rejeição. 6,8% não rejeitam nenhum deles e 3,4% não votariam em nenhum dos candidatos.

Aprovação do governo Dino

A pesquisa Interpreta em Barreirinhas também mediu o nível de satisfação da população com o governo do Estado. Segundo o estudo, 74,3% disseram aprovar o governo Flávio Dino, 21,5% não aprovam e 4,3% não souberam opinar.

78% desaprovam atual prefeito

O levantamento também aferiu a avaliação do atual prefeito de Barreirinhas, Albérico Filho (MDB), que renunciou a sua candidatura à reeleição. Segundo a pesquisa, 78% dos entrevistados desaprovam a gestão Albérico Filho, 16,5% aprovam e 5,5% não souberam responder.

A Pesquisa Interpreta foi contratada pelo Jornal Itaqui-Bacanga e registrada no TSE sob o nº MA-04908/2020. A projeção ouviu 400 pessoas nos dias 1 e 2 de novembro de 2020. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *