Migrantes são assaltados por grupo armado perto da costa da Líbia

Abandonados no mar sem um motor, eles tiveram que esperar várias horas antes de serem resgatados por um pescador líbio.

 

Cerca de 129 migrantes que viajam em direção ao litoral europeu a bordo de um barco inflável foram assaltados e abandonados no mar por um grupo armado pertoda costa da Líbia, informou neste sábado (6) a Marinha líbia.

Homens armados a bordo de uma lancha perseguiram na sexta-feira (5) os migrantes e levaram seus bens, bem como o motor da embarcação em que estavam. Isso aconteceu cerca de 5 milhas náuticas da cidade de Zuara (oeste), indicou à AFP o porta-voz da Marinha da Líbia, o general Ayoub Kacem.

Abandonados no mar sem um motor, os 129 migrantes, dos quais 27 eram mulheres e duas crianças, tiveram que esperar várias horas antes de serem resgatados por um pescador líbio, que alertou a guarda costeira, acrescentou o general Kacem.

Os imigrantes vinham da África subsaariana, especialmente Gâmbia e Nigéria, de acordo com a mesma fonte.

Situação na Líbia

Os contrabandistas clandestinos de imigrantes tiram proveito do caos na Líbia desde a queda de Muammar Khaddafi em 2011.

Mais de 24 mil migrantes chegaram na Itália a partir da Líbia nos primeiros três meses deste ano, segundo o Alto Comissariado para os Refugiados das Nações Unidas, em comparação com 18.000 no mesmo período de 2016.

No ano passado, 181 mil migrantes, um recorde, chegaram à Europa através da costa italiana, 90% vindos da Líbia.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *