“Não podemos ficar adiando soluções”, diz Bárbara Soeiro em Audiência Pública sobre Animais

A Câmara Municipal de São Luís realizou nesta quinta-feira (20), uma Audiência Pública: “A Questão Animal e Saúde Pública”, que aconteceu no plenário Simão Estácio da Silveira, proposta  pela Vereadora Bárbara Soeiro (PSC), contando com a presença da Secretária de Saúde, Helena Duailibe;  a Presidente da Comissão de Defesa e Proteção aos Animais da OAB, Dra. Camila Maia;  o Coordenador da Unidade de Vigilância a Zoonoses, Dr. João Batista; vereadores; ONGs; defensores da causa animal e sociedade em geral.

“É mais do que importante, se torna imperativo para nossa cidade, avançarmos em ações concretas e urgentes que proporcionem cuidado e políticas públicas voltadas à questão animal, principalmente dos animais abandonados, que chega a se tornar caso de Saúde Pública.Temos que ter a consciência que o animal é uma vida,  e essa vida quando mal tratada gera sofrimentos a ela e ao meio ambiente como um todo”, disse Bárbara.

A parlamentar ressaltou que diante da situação em que se encontram os animais, medidas e soluções devem ser tomadas na velocidade das necessidades, até mesmo pelo quantitativo de animais soltos  com problemas de todas as naturezas.

“Não podemos ficar adiando soluções para essa triste realidade que é um número de mais de 15 mil animais soltos nas ruas de São Luís, sujeitos a problemas de desnutrição, violência, doenças e morte, sendo  muitas das zoonoses perigosas e transmissíveis  ao homem. Temos que trabalhar, Poder Público, Ongs e sociedade em geral, cada um na sua responsabilidade, na efetivação de  soluções.E é isso que buscaremos com essa audiência de hoje, verificarmos quais são os entraves e partirmos para a superação desses obstáculos para assim podermos oferecer um resgate de qualidade de vida  ao animal e consequentemente também à população ludovicense”, relatou.

O encaminhamento proposto ao final da audiência, foi a formação de uma Comissão Especial em apoio a questão animal formada pelos vereadores Bárbara Soeiro, Pavão Filho, Marcial Lima e ainda os presidentes das ONGs: Amada, Bicho Feliz, Lar de Noé, Dindas Formiguinhas e Movimento de Proteção aos Animais;  médicos veterinários, representantes do executivo municipal e Dra. Camila Maia(OAB) para acompanhar de perto as ações em curso do executivo municipal e estadual.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *