Nova espécie de orangotango é descoberta ao norte da Indonésia

A espécie Tapanuli se difere das outras duas pelo formato do crânio, dos dentes e os genes. Trabalho foi publicado na revista ‘Current Biology’.

Imagem mostra Pongo tapanuliensis, nova espécie de orangotango encontrada na Indonésia (Foto: Courtesy Andrew Walmsley/Handout via REUTERS)

Uma nova espécie de orangotango foi descoberta ao norte de Sumatra, na Indonésia, cientistas anunciaram nesta quinta-feira, 2. Eles apontaram ainda que o reduzido número, cerca de 800, faz deste um dos símios mais ameaçados do mundo.

Trata-se também da primeira nova espécie de grandes símios confirmada pela ciência desde a descoberta em 1929 de um bonobo na República Democrática do Congo, destacaram os biólogos que tiveram o trabalho publicado na revista americana “Current Biology”.

A espécie Tapanuli, é encontrada apenas ao norte das florestas de Sumatra e se difere das outras duas espécies de orangotango pelo formato do crânio, dos dentes, pelos genes e pela forma como os machos fazem longos e crescentes cantos pela floresta, disseram os cientistas.

“As diferenças são bem sutis, não são fáceis de serem observadas ao olho nu”, disse à agência Reuters o Professor Michael Kruetzen, da Universidade de Zurich. “Com nada mais que 800 indivíduos, esta espécie é a mais ameaçada entre os símios”, diz o trabalho publicado.

Ainda segundo os cientistas, o orangotango Tapanuli deve ter vivido isolado de outras espécies por um período de 10 a 20 mil anos. O grupo já era conhecido dos cientistas desde 1997, mas não era considerado ainda como uma espécie diferente.

Dentre as ameaças para a nova espécie estão os desmatamentos das florestas para plantações e também com os planos da construção de uma hidrelétrica na região. Os cientistas ressaltaram a importância de medidas rápidas para a conservação da espécie. Do contrário, “podemos ver a descoberta e a extinção de uma grande espécie de símios em um curto espaço de tempo”, diz o estudo.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *