O extraordinário e competente trabalho do Corpo de Bombeiros Militar do MA

Seja em ações simuladas ou no cumprimento de missões para atender ocorrências na vida real, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão tem demonstrado inúmeras vezes porque é merecedora de toda admiração, respeito e credibilidade da parte do conjunto da sociedade maranhense.

Na de ontem, domingo, 25, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão – CBMMA, mostrou mais uma vez que é uma instituição exemplar quando o assunto é o desempenho de suas funções, objetivos e missões, principalmente quando está em jogo a segurança do cidadão e da sociedade em geral.

Numa ação que deu início oficialmente a semana que antecede o dia Nacional do Bombeiro (2 de Julho), o CBMMA surpreendeu o público que transitava pela avenida Litorânea, ao realizar um simulado de Atendimento a Emergências, envolvendo várias equipes e viaturas de socorro que fazem parte do serviço de atendimento da corporação.

Coordenado pelo Tenente-coronel QOCBM Andrade, o simulado teve como objetivo demonstrar para população as diferentes frentes de atuação do CBMMA, que se prepara de forma contínua, e incansável no intuito de prestar o melhor atendimento possível em qualquer situação de emergência de forma eficaz e profissional. O cenário apresentado tratava-se de um acidente veicular envolvendo três carros, sendo um totalmente em chamas; outro com vítimas presas nas ferragens; e um terceiro com um princípio de incêndio, exigindo uma extração rápida da vítima; além de um resgate de uma vítima em ribanceira, onde foi utilizado técnicas de salvamento em altura e utilização da Auto- Escada Magirus.

Foram empregados 13 (treze) viaturas e 50 (cinquenta) militares das seguintes unidades operacionais: 1º Batalhão de Bombeiros Militar – 1º BBM, 2º Batalhão de Bombeiros Militar – 2º BBM, Batalhão de Emergências Médicas – BBEM, Batalhão de Busca e Salvamento – BBS, Batalhão de Bombeiros Marítimo – BBMAR, 1ª CIBM e o Batalhão de Bombeiros Ambiental – BBA. Também não poderíamos de deixar de agradecer aos órgãos parceiros como a Secretária Municipal de Trânsito e Transporte – SMTT e ao DETRAN – MA, que acreditaram na iniciativa do CBMMA e apoiaram incondicionalmente para o aperfeiçoamento do serviço desempenhado pela corporação em bem servir a sociedade.

O coronel Célio Roberto, Comandante Geral do CBMMA, parabenizou a ação de todos os órgãos envolvidos e a forma como ocorreu a integração, que culminou em um atendimento sincronizado e eficiente. O comandante, destacou a importância desse tipo de ação que além de aperfeiçoar o atendimento das unidades operacionais do CBMMA, também serve como forma de avaliação das ações desempenhadas, buscando sempre detectar e corrigir alguma falha, em busca sempre de um atendimento mais qualificado e um tempo resposta cada vez menor. O comandante frisou a importância dessas ações junto à comunidade, pois aproxima o cidadão da corporação e mostra para a sociedade as diversas áreas de atuação do Corpo de Bombeiros.

Ação real na Avenida os Holandeses

Não bastasse o sucesso que foi o simulado de Atendimento a Emergências de incêndio descrito acima, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão mostrou na vida real que está preparado para atender às missões mais complexas e perigosas para as quais é chamado.

Isso foi comprovado na madrugada do último sábado quando foi acionado por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança – CIOPS, para atender a uma ocorrência de um caminhão- tanque que perdeu o controle, colidiu com um poste de alta tensão, tombou e entrou em chamas. De imediato, as equipes de socorro do CBMMA foram acionadas para o local, sendo o caminhão de combate a incêndio do 1º Batalhão de Bombeiros Militar – 1º BBM, ABT -19, a chegar ao local.

Chegando ao local as equipes de socorro encontraram o caminhão-tanque em chamas devido à grande quantidade de combustível que o veículo transportava. As equipes de socorro do 1º BBM contaram com reforço das guarnições do 2º BBM, 1ª CIBM, 2ª Cia do 1º BBM, Batalhão de Emergência Médica e do Batalhão de Busca e Salvamento. O incêndio foi extinguido e o motorista, única vítima do incêndio, foi encaminhado para o hospital com queimaduras em aproximadamente 50% do corpo. O combate ao incêndio se estendeu até por volta das 02:50h, exigindo grande esforço físico e técnico dos militares envolvidos. Devido a ação coordenada e a rápida resposta do CBMMA, foi possível evitar que a ocorrência tomasse maiores proporções, preservando assim a vida e os bens dos comerciantes ao redor.

Em suma: seja em ações simuladas ou no cumprimento de missões para atender ocorrências na vida real, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão tem demonstrado inúmeras vezes porque é merecedora de toda admiração, respeito e credibilidade da parte do conjunto da sociedade maranhense.

Parabéns a todos os homens e a todas as mulheres que fazem o dia a dia desta magnifica instituição que é o CBMMA.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *