O Maranhão pós-impeachment II: A importância da Codevasf para o estadoa

O destaque em relação a análise sobre o Maranhão pós-impeachment da presidente Dilma, chamou atenção para outra grande vitória para o nosso estado: uma nacional na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Em mais uma articulação do senador Roberto Rocha (PSB) junto com os outros dois senadores maranhenses, Edson Lobão e João Alberto, ambos do PMDB, o Maranhão passará ter assento na Diretoria de Infraestrutura da Codevasf, em Brasília, um espaço de similar importância tal como a Diretoria de Negócios do Banco do Nordeste, também ocupada por um técnico do nosso estado.
No caso da Codevasf, o indicado foi o engenheiro sanitarista Marco Aurélio Diniz, que terá como desafio levar para as famílias maranhenses vários projeto estruturantes em diferentes áreas.
A Codevasf tem por missão promover o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social.
Para o leitor ter uma ideia da importância desse órgão do Governo Federal, sua atuação é direcionada para “coordenação e execução de obras de infraestrutura hídrica; implantação de distritos agropecuários e agroindustriais; ações de inclusão produtiva; revitalização de bacias hidrográficas; obras de saneamento básico e esgotamento sanitário, diretamente ou mediante contratação e estabelecendo parcerias na implementação dos programas”, conforme informa o site da instituição.
Segundo o senador Roberto Rocha, o fato do Maranhão está dentro da Codevasf vai facilitar e ampliar ainda mais o raio de ação do órgão no estado, passando atuar em praticamente todas as regiões maranhenses.
“Igualmente como no caso da Diretoria de Negócios do Banco do Nordeste, a indicação de outro maranhense para ocupar a Diretoria de Infraestrutura de um órgão da dimensão estratégica da Codevasf é sem dúvida uma conquista extraordinária para o Maranhão. Através da Codevasf poderemos consolidar vários projetos que fazem parte do sonho de muitos maranhenses, tais como os diques da Baixada, revitalização dos do Maranhão, perímetro de irrigação de Salangô, perímetro de irrigação de São Bernardo, perímetro de irrigação do Flores, revitalização da Lagoa da Jansen, saneamento Básico(água, esgoto, lixo e macrodrenagem) nos municípios do Maranhão, assegurou Roberto Rocha.
E dessa forma o Maranhão vai entrando na rota do desenvolvimento para melhorar, de fato, os índice socioeconômicos  do estado, inclusive o IDH.

A cidadania agradece.

Por Robert Lobato
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *