Parceria do Corpo de Bombeiros e prefeitura de São José de Ribamar incentiva o ensino militar no município

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e a prefeitura de São José de Ribamar assinaram Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de implantação de políticas públicas educacionais voltadas para o ensino militar em escolas municipais. O evento aconteceu na sede do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), no município de São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís, com a presença do secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela; prefeito Luís Fernando Silva; e o comandante Geral do CBMMA, coronel Célio Roberto Araújo.

As escolas municipais beneficiadas são Diomedes Pereira e Liceu Ribamarense II. A iniciativa faz parte das metas do Plano Municipal de Educação (PME), com base nas Leis nº 1.081/2015 e na de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Jefferson Portela destacou a importância da educação na redução dos indicies de violência entre os jovens e do trabalho dos colégios militares do Corpo de Bombeiros nesse contexto.
O coronel Célio Roberto Araújo ressaltou os bons resultados que a parceira vai proporcionar aos jovens de São José de Ribamar. “Os colégios militares do Corpo de Bombeiros, aqui no Maranhão, vem se destacando positivamente e isso deixa muito satisfeito, pais e professores; eles sentem a diferença nos alunos e no ambiente mais tranquilo e seguro para exercer suas atividades”, afirmou. A escola militar, na opinião dele, é um bom caminho para os jovens. “Valores, respeito, cidadania e disciplina, são nossos referenciais. A postura dos nossos alunos e os resultados por eles obtidos é motivo de honra para a nossa corporação”. Presentes, também, a Secretária Municipal de Educação Carla Veras Galvão; e o comandante adjunto do CBMMA, coronel Izac Matos. 
Compartilhar