Parceria em prol do desenvolvimento do Maranhão

Governador Flávio Dino satisfeito com a ideia de uma parceria entre o Governo do Estado e as entidades de Engenharia e Agronomia

Entidades do setor de engenharia se reúnem com governador Flávio Dino para apresentar proposta de trabalho conjunto.
Representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA/MA), do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Maranhão, do Clube de Engenharia e da Associação dos Geólogos do Maranhão se reuniram dia 23 de julho, com o governador do Estado, Flávio Dino. A pauta foi a idealização de um convênio para que projetos na área de engenharia e agronomia sejam planejados e executados em parceria. Além disso, as entidades sugeriram apresentar propostas de obras que contribuam para a melhoria dos serviços prestados aos maranhenses.
Segundo o presidente do Sindicato dos Engenheiros, Berilo Macedo, a reunião foi uma demanda das entidades. A pauta foi o estabelecimento desse convênio, dessa parceria. Ficou bem claro que esse é um momento muito importante para o Maranhão e que essa união das engenharias e essa parceria com o Governo é de fundamental importância para o desenvolvimento do Estado, afirmou ele, que ainda destacou que essa ação ajudará na valorização da categoria.
Por enquanto, ainda não foi entregue nenhum documento ao governador Flávio Dino. Os profissionais levaram ao governo do Estado a proposta de estabelecimento do convênio que, na prática, significa que as entidades de engenharia do Estado possam apresentar propostas ao desenvolvimento do Maranhão, com relação aos serviços e obras públicas de engenharia. O que queríamos com esse encontro era viabilizar essa parceria, para que, em seguida, nós apresentássemos a proposta por escrito. Precisávamos desse encontro preliminar, para saber a posição do governador, justifica Macedo. De acordo ele, o governador acolheu muito bem as propostas. Ele entendeu a ideia como um apoio à sua gestão nessa área de engenharia, afirmou. O convênio prevê, ainda, uma troca de experiências e parceria com relação ao que o Maranhão precisa da categoria da engenharia para o seu desenvolvimento.
Segundo o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/MA), Cleudson Campos, durante a reunião, após confirmarem a viabilidade da parceria, as entidades se comprometeram a formatar o modelo de parceria ou cooperação técnica entre o próprio CREA/MA, as demais entidades e o Governo, para acompanhamento das obras de engenharia, serviços e obras de engenharia e agronomia no estado do Maranhão. Iremos estudar, detalhadamente, como será feito esse documento. Após a elaboração, retornaremos ao governador Dino. Não há um prazo para finalização, o que permite uma produção mais cuidadosa, explicou.
Carlos Rogério Santos Araújo, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/MA), contou que, além da proposta de parceria, será entregue ao governo do Estado um documento que trata do abastecimento de água para a Grande Ilha. Flávio Dino disse, inclusive, que nós poderemos agendar uma nova reunião para tratar especificamente desse assunto o mais breve possível.
Seminário – Cleudson Campos revelou que, além da proposta de parceria, a reunião tratou sobre um debate que o Sindicato dos Engenheiros, juntamente com as entidades de classe e o CREA, vai promover no último trimestre deste ano, sobre a qualidade dos serviços de obras públicas de engenharia, com especialistas em temas importantes da engenharia. O próprio governador sugeriu que se trouxesse para o debate a qualidade asfáltica das vias públicas e estradas para que fossem apresentadas propostas e é isso que vai ser feito. Vamos trazer também a universidade para a discussão para, ao final, apresentar as propostas de melhoria com relação às obras públicas na área de engenharia, contou.
Berilo Macedo acrescenta que, além de especialistas e universidade, o seminário irá chamar para o debate a sociedade civil, os órgãos públicos e os profissionais da engenharia, principalmente. Nessa oportunidade iremos debater sobre as obras que já estão em desenvolvimento e as que serão executadas, garantiu.
Após a reunião, o presidente do CREA entregou ao governador um documento com as indicações de um terreno para construção da sede própria do Conselho Regional. Ele irá analisar e depois dará uma posição sobre a possibilidade de um auxílio para aquisição desse terreno, disse Cleudson Campos.
Além do presidente do Sindicato dos Engenheiros (Berilo), participaram da reunião o presidente do CREA, Cleudson Campos; o presidente da ABES, Carlos Rogério Santos Araújo; o vice-presidente da Associação dos Geólogos (SENGE) e vice-presidente do Sindicato, Agenor Jaguar; e o presidente do Clube de Engenharia, Antonio Emanuel Miguez Diaz.
Fonte: SENGE/MA
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *