Prefeito Araken revoluciona a educação de Alcântara

A Prefeitura de Alcântara (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem garantindo resultados revolucionários na educação. São benefícios que vão desde a reforma e modernização de 50 das 65 escolas municipais à garantia de transporte em ônibus escolares para todos os estudantes, concurso público, aumento salarial aos educadores e pagamento de salário de R$ 2.497,53 para professores com carga de 40 horas semanais.
O Prefeito Domingos Araken (PT) está promovendo uma transformação proativa na educação municipal, tirando o município do caos em que se encontrava. “Estamos combatendo o problema do ensino multiseriado, onde crianças estudavam nas mesmas salas de aula com adolescentes e adultos. Reduzimos pela metade esse problema e até 2016 o ensino multiseriado será erradicado na sede e povoados”, disse Araken.
Das 65 escolas do município, 50 já foram reformadas e modernizadas. Escolas que se transformaram em ambientes escolares dignos e apropriados ao trabalho de educadores e ao ensino de qualidade. Estudantes de São João de Côrtes, Cujupe, Itamatatíua, Oitíua, Cajueiro e dezenas de outros povoados já ganharam escolas novas, reformadas e modernizadas. Em julho terão início as obras da escola municipal do povoado Itaáu.
A atual administração também está construindo duas novas e avançadas escolas nas comunidades de Cujupe e Oitíua. “São escolas públicas construídas no elevado padrão de qualidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação”, disse Araken. No primeiro semestre da atual administração, a Prefeitura também acabou de uma vez por todas com os perigosos e desconfortáveis transportes escolar em caminhões paus de arara.
“O transporte precário de alunos, antes feito em carrocerias de caminhões e que colocava em risco a vida dos estudantes, foi substituído por ônibus escolares apropriados”, disse o petista. A gestão Araken adquiriu mais cinco ônibus novos para o transporte de alunos. Além de garantir ônibus escolar a todos os estudantes de Alcântara, a Prefeitura também construiu e recuperou mais de 210 km de novas estradas vicinais, muitas totalmente intrafegáveis, garantindo mais agilidade e segurança ao transporte de alunos.
Outro importante resultado para melhorar o rendimento escolar, garantindo mais segurança, conforto e praticidade em sala de aula foi a aquisição distribuição de 4.500 carteiras novas, próprias para as diversas séries escolares. “Vale destacar ainda que todos os alunos da sede ganharam novos fardamentos escolares. A Prefeitura de Alcântara também já iniciou o processo licitatório para confeccionar fardamentos novos a todos os alunos da zona rural. São fardamentos confortáveis e de alta qualidade”, informa Araken.
A atual administração também realizou concurso público para educadores e garantiu aumento salarial para todos os professores de quase 13,01%, acima do piso nacional. Hoje, o professor com carga horária de 40 horas ganha R$ 2.497,53. Professores e todos os servidores municipais também ganharam o Alcântara Previdência, um regime próprio da Prefeitura que garante a aposentadoria segura do funcionalismo público. Com trabalho, determinação e resultados, a administração Araken escreve uma nova história na educação.
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *