Prefeitura e Fundação Volkswagen compartilham experiências do projeto “Entre na Roda”

Durante os encontros foram passadas técnicas de leitura em sala de aula, com orientações para que os professores pudessem acompanhar e estimular a prática
Educadores da rede municipal de São Luís e de outros dez municípios maranhenses participaram das ações do projeto “Entre na Roda”. De iniciativa da Fundação Volkswagen, o projeto existe desde 2003 e tem por objetivo formar mediadores de leitura, propósito que vai ao encontro da orientação do prefeito Edivaldo para a área da Educação, que é a de garantir o acesso à educação, a cultura e à literatura entre crianças e adolescentes.
“Agradeço à Fundação Volkswagen pela parceria e pelo trabalho que desenvolveram com os nossos educadores ao longo dos últimos oito meses. Estamos certos de que o aprendizado recebido irá se refletir em belos projetos geradores de aprendizado de forma lúdica e divertida para nossas crianças”, afirmou o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.
Ao longo dos oito meses de desenvolvimento do projeto, São Luís funcionou como a cidade-pólo para formação dos educadores. As ações formativas do projeto “Entre na Roda” foram realizadas quinzenalmente e durante os encontros foram passadas técnicas de leitura em sala de aula, com orientações para que os professores pudessem acompanhar e estimular a prática.
Para a coordenadora do projeto junto à Fundação, Maria Alice Amelin, os resultados alcançados estão bem acima do esperado. “De todos os estados participantes, o Maranhão foi o que mais se destacou e que teve maior frequência nas ações formativas. Agora chegou o momento de todos os professores, coordenadores pedagógicos e técnicos das secretarias de educação apoiarem a implementação do projeto em suas redes públicas de ensino”, explicou.
“As oficinas conseguiram suscitar mais interesse dos professores por técnicas de estímulo à leitura e abriram seus horizontes para a implantação de novos projetos. Agora, para garantir o sucesso, vamos trabalhar na concretização desses projetos junto às escolas da rede municipal”, explicou Leonor de Maria Reis, técnica da Semed que participou das formações.
CULMINÂNCIA DO PROJETO
A solenidade de culminância do projeto foi realizada na última sexta-feira (13), no auditório do Núcleo de Tecnologias para a Educação da Universidade Estadual do Maranhão (Uemanet). A solenidade contou com a participação de aproximadamente 90 educadores, durante todo o dia, os profissionais da educação apresentaram o balanço das iniciativas desenvolvidas nas escolas municipais por meio do projeto e os benefícios obtidos pelos estudantes.
Rosena Lima Martins, professora da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Monsenhor Frederico Chaves, no São Francisco, garantiu que o aprendizado recebido será útil. “Aprendi várias estratégias para diversificar o meu trabalho em sala de aula, que estamos querendo implementar na escola já para o ano que vem. Os professores e coordenadores pedagógicos já estão se reunindo para que a escola trabalho o projeto Entre na Roda a partir do próximo ano letivo”, explicou.
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *