Prefeitura prepara professores com objetivo da aplicação da Provinha Brasil

Subsidiar os professores e coordenadores pedagógicos para acompanhar o ciclo de alfabetização dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, à luz dos conhecimentos de letramento e matemática aferidos pela Provinha Brasil nessa fase do aprendizado. Esse foi o objetivo da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), ao promover o I Encontro Formativo para Coordenadores Pedagógicos e Professores do 2º ano do Ensino Fundamental.

O evento foi realizado nesta terça-feira (7), no auditório da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), e contou com a participação de cerca de 70 professores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares de São Luís.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, reforçou que o investimento na formação dos educadores da rede municipal é uma estratégia fundamental para ampliar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem nas escolas.

“A formação com foco nos sistemas avaliativos do governo federal é uma oportunidade de perceber as melhorias e identificar pontos que precisam ser trabalhados. Trata-se não de uma avaliação dos estudantes, mas de um diagnóstico sobre a qualidade do ensino como um todo, para o planejamento de novas ações. A meta final é a melhoria da qualidade da Educação, que é o objetivo do prefeito Edivaldo”, disse Geraldo Castro.

Durante o encontro, os participantes tiveram oportunidade de discutir temas relativos à alfabetização dos estudantes e estratégias para potencializar o aprendizado, com ênfase na leitura e na matemática, focos da Provinha Brasil. A professora Anaclan de Jesus Mendes, do 2º ano da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Nascimento de Moraes, avaliou o encontro como positivo e destacou a importância da formação continuada. “Atividades assim aumentamo o conhecimento e preparam melhor o professor para em sala de aula”, disse.

SAIBA MAIS

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica realizada com os estudantes no início e no final do 2º ano do Ensino Fundamental, cujos resultados ajudam a compor o Índice Nacional da Educação Básica (Ideb). O exame é de iniciativa do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação (Inep/MEC) em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de todo o país.

As informações coletadas com a aplicação da Provinha Brasil ajudam a compor o diagnóstico do aprendizado em fase de alfabetização no país, sendo ainda instrumento no planejamento dos próprios professores, coordenadores e gestores escolares, que podem adotar novas práticas e metodologias ou reforçar conceitos a partir dos resultados obtidos.


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