Prefeitura realiza mutirão de cirurgias de nódulo de mama nesta quarta-feira (14)

Prefeitura realiza mutirão de cirurgias de nódulo de mama nesta quarta-feira (14)A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realiza nesta quarta-feira (14), no Hospital da Mulher,um mutirão de cirurgias para a retirada de nódulos benignos de mama. A ação, que integra a programação alusiva ao Outubro Rosa, vai atender exclusivamente às pacientes já cadastradas no hospital, que foram previamente atendidas pelo serviço de mastologia e realizaram a biópsia prévia.
A mastologista Gláucia Cordeiro explica que a incidência de nódulo benigno de mama é alta entre a população feminina e a recomendação é para que seja feita a retirada, apesar de – em geral – não haver riscos de desenvolvimento de câncer. “Comumente, a mulher apresenta o fibroadenoma da mama, que é benigno, tem um aspecto de nódulo duro e que não causa dor, mas pode crescer e se tornar incômodo; então recomendamos a retirada”, diz Gláucia Cordeiro.
Em 2014, o Hospital da Mulher iniciou a realização deste tipo de cirurgia, para atender a uma demanda reprimida, conforme explica a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe.”A gestão do prefeito Edivaldo tem ampliado os serviços do Hospital da Mulher e a prevenção do câncer é prioridade absoluta; por isso, estamos com uma boa estrutura para a realização de exames, biópsias e cirurgias, e fazemos na rotina o alerta para que as nossas pacientes adotem as condutas de prevenção”, afirma.
O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil e a Semus está intensificando a orientação, para superar a falta de acesso da população às informações sobre prevenção. “A nossa recomendação é que a mulher toque as suas mamas, faça a mamografia e esteja atenta. A prevenção não evita o câncer de mama, mas é fundamental para o diagnóstico precoce, e isso aumenta as chances de sobrevivência. Não pode ter medo”, recomenda Gláucia.
A previsão é que sejam realizadas dez cirurgias durante o mutirão. Todas as pacientes que passarem pelo procedimento cirúrgico ficarão em observação no hospital, mas devem ser liberadas no mesmo dia.
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *