Projeto de Lei do vereador Antonio Garcez propõe criação da Casa Municipal de Apoio para pessoas com Autismo

O vereador Antonio Garcez

O vereador Antonio Garcez (PTC) é autor de um Projeto de Lei em tramitação no Poder Legislativo da capital, que dispõe sobre a criação da Casa Municipal de Apoio para pessoas com Autismo. Segundo o autor do PL, devem-se dar condições para que as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não fiquem desamparados e sem condições de vida.

O TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, deficiências verbais e físicas e padrões restritos e repetitivos de comportamento que costuma se desenvolver na infância.

Em seu artigo terceiro, o projeto de lei diz que a Casa Municipal de Apoio para pessoas com TEA deve ser dotada com espaço para atendimentos, atividades de convivência com o objetivo de ampliar as relações sociais e evitar o isolamento social, cursos de cuidado para os familiares e apoio psicológico. Além disso, pelo artigo quarto, fica instituído um órgão voluntário responsável por identificar, cadastrar e encaminhar à casa pessoas de comunidades carentes e que tenham algum parente com sinais do espectro.

“A casa de apoio visa garantir a certeza que o poder público municipal está atento às pessoas que necessitam de apoio em nossa cidade que tanto carece da falta de cuidado e atenção, é a certeza de darmos passos largos à diminuição do sofrimento de quem não tem os devidos cuidados. Outro ponto importante, com a identificação precoce do transtorno é possível um tratamento com maiores chances de sucesso à criança e à família”, afirma o vereador.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *