Secretário Émerson Macêdo promove ações para potencializar o desenvolvimento das cadeias produtivas na agricultura e pesca em São Luís.

À frente da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São luís (SEMAPA) há pouco mais de um semestre, Émerson Macêdo, tem desenvolvido um excelente trabalho, dando continuidade a um diálogo aberto e participativo com toda a cadeia produtiva da agricultura e pesca em São Luís. Ele tem se mostrado um ótimo gestor que de forma habilidosa tem lutado pela agricultura ludovicense.

Há mais de 10 anos atuando como advogado militante, com ênfase e atuação no Direito Ambiental, Administrativo e Eleitoral, foi assessor jurídico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (FAEMA); Secretário Adjunto de agricultura do Estado (SAGRIMA); secretário geral da comissão de Agronegócio da OAB e é presidente de Sindicato Rural – SINPROESPP. Sua gestão tem por base as demandas das comunidades rurais e dos pequenos e médios produtores do estado, o que tem contribuído no atual período à frente da SEMAPA.

Émerson Macêdo já fazia parte da equipe integrante da Semapa, atuava ao lado do ex-secretário Ivaldo Rodrigues, chefiando a assessoria técnica da secretaria quando foi convidado para comandar a pasta.

O secretário tem dado continuidade aos trabalhos da Semapa, na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, de forma transparente e com foco na população, planejando e executando as políticas municipais de produção agropecuária, agroindustrial, de abastecimento e pesqueira, impulsionando as atividades geradoras de trabalho e renda.

Sua atuação tem sido ainda mais expressiva e necessária neste período de pandemia da covid-19, em especial, nos dias em que foi instituído o “lockdown” – onde apenas os serviços essenciais tiveram a permissão para funcionar.

Sob a coordenação do secretário Émerson Macêdo, as equipes da Semapa vistoriaram e fiscalizaram feiras e mercados para que comerciantes e consumidores seguissem todas as orientações de segurança e proteção, como: uso de máscaras, higienização dos produtos com água sanitária, além da limpeza das mãos com álcool em gel.

Bombeiros Civis também foram contratados e posicionados nesses locais para orientação diária dos frequentadores.  Serviço que continua até hoje, pois, o secretário, de forma assertiva, entende que a pandemia ainda não passou e que, para a manutenção da segurança, é necessário manter a vigilância. Por isso vai pessoalmente com sua equipe vistoriar e acompanhar o serviço dos bombeiros e de sua equipe nos mercados e feiras livres.

Além das ações de fiscalização, o secretário da Semapa desenvolveu o projeto do Drive Thru nas Feiras Livres da Praia Grande e do Renascença. O serviço funciona por meio do sistema de vendas em que o cliente compra a mercadoria pelo Whatsapp ou telefone, paga e retira no local, sem precisar sair do carro. Mais uma estratégia proposta pelo gestor no combate à pandemia do novo Coronavírus na capital maranhense.

Dentre outra grande atividade desenvolvida e planejada pelo secretário são as inspeções e vistorias em açougues, abatedouros e muitos outros locais produtores de alimentos. A preocupação do secretário com a qualidade dos alimentos que chegam à nossa mesa o estimulam a promover várias ações de vistorias, além de acompanhar de perto todos os produtores inscritos no Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M).

Emerson tem desenvolvido um trabalho muito próximo dos agricultores, estimulando o comércio interno e externo à frente da Semapa.  Também tem distribuído insumos para potencializar a produção local, entre os quais, estão: máquinas, sementes e ferramentas. Além de promover qualificação e um diálogo constantes com toda a cadeia produtiva.

 Para fomentar a produção agrícola e qualificar os produtores, servidores da Semapa e público em geral, o secretário planejou e criou o projeto Horta Pedagógica, em parceria com produtores locais, que está sendo implantada na sede da Semapa. Esse é mais um dos inúmeros projetos bem-sucedidos e coordenados pelo especialista em direito ambiental.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *