SURPRESA: José Carlos Madeira aparece na frente para prefeitura de São Luís

O site Folha do Maranhão acaba de realizar enquete para a disputa pela Prefeitura de São Luís. O resultado, aparentemente inusitado, só aparentemente, mostrou o juiz federal José Carlos Madeira em primeiro lugar. Por si só, o resultado merece análise. Para começo de conversa, enquete é só enquete, ou seja, não tem valor científico no mundo político real. Depois, estamos a um ano do pleito, e tudo pode acontecer, inclusive nada.
Mas uma coisa não pode ser deixada de lado: a inclusão do nome de José Carlos Madeira na enquete. Por quê? A pergunta serve a todo tipo de especulação, das sensatas às sem sentido. E por que ele conseguiu posição de destaque na enquete? A resposta a esta última pergunta já envereda pela estrada das chances de êxito ou de algum êxito. Então, vamos, de forma ligeira, às perguntas.

Se José Carlos Madeira tem o nome incluído numa pesquisa de intenções de voto ou mesmo numa enquete, bem, a inclusão é no mínimo resultado de um rumor, que em política sempre começa em tom baixo, com aparente cara de balão de ensaio. Mas mesmo um balão de ensaio é fruto de um desejo pessoal ou de um grupo. Nunca é fruto de um mero capricho ou do acaso. Onde há fogo, há fumaça, por óbvio. Em política o que se precisa ter como horizonte é o seguinte: o fogo se alastra ou haverá a intervenção de algum bombeiro?
Sobre a posição de Madeira na enquete em questão, pode-se dizer que o nome não é desconhecido a um público específico. O que, por enquanto, deixa de fora outras amplas camadas da sociedade. As duas coisas são positivas. Ser desconhecido por amplas camadas é positivo porque não comporta avaliação negativa (afinal, não há avaliação) e isso torna um candidato em candidato trabalhável, com uma estrada livre de engarrafamentos para crescer, a depender, claro, de como se trabalha esse nome. De outra parte, ser conhecido por um setor específico é bom porque esse setor (ou setores) sempre servirá para espalhar sementes.
Bom, se realmente José Carlos Madeira vier a se candidatar a prefeito de São Luís, uma coisa é certa: não será um nome qualquer. Com isso, quero dizer que suas possibilidades são boas, ou ninguém o incluiria numa enquete. Nem eu estaria escrevendo esta análise.

O Machado do Maranhão

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *