TV Assembléia: Cinco anos de existência

Fundada em janeiro de 2011, na gestão do deputado estadual Marcelo Tavares, a TV Assembleia, que é a segunda TV pública do Maranhão, completa 5 anos em 27 de janeiro. Com a mudança da Casa Legislativa para o Sítio do Rangedor, em uma estrutura bem mais ampla e moderna, houve a necessidade também de aplicar melhorias no setor da Comunicação. Logo, a Diretoria de Comunicação ganhou um espaço no prédio, com estúdio de rádio, TV, sala master, camarim e uma redação.
A missão era aproximar o cidadão dos 217 municípios da atuação parlamentar inicialmente através do canal 17 da TV à cabo TVN e do Portal da Assembleia. Dois anos depois, em 2013, já na gestão do deputado estadual Arnaldo Melo, a TV Assembleia ganhou um canal aberto com sinal digital, 51.2, fruto de uma assinatura de cooperação técnica assinada entre o então presidente da Assembleia e José Sarney, na época presidente do Senado.
Foi a partir daí que todo morador da capital maranhense – e demais municípios- passou a ter acesso à TV do Legislativo, estreitando os laços e garantindo maior transparência nas ações do Parlamento, pois o cidadão passou a acompanhar o dia a dia da Casa.
“Temos um time de profissionais de altíssima qualidade e isso garante a continuidade do trabalho que está sendo feito. Temos também os melhores equipamentos, a melhor estrutura e o compromisso de transformar a TV Assembleia na maior TV do Maranhão”, salientou Carlos Alberto Ferreira, atual diretor de Comunicação da AL.
Com a expansão da TV, fez-se necessária também a expansão de sua estrutura física. Por isso, em junho de 2012, foi assinado o contrato e dado a ordem de serviço para a construção do Complexo de Comunicação, oferecendo maior espaço, comodidade e modernidade para os profissionais da área.
Atualmente, o novo prédio comporta toda a estrutura do sistema de rádio, redação e o portal de internet, que funcionam de forma integrada e em salas mais amplas e modernas para garantir a melhor qualidade na produção e na transmissão.
“A TV Assembleia não é obra de um engenheiro só. É um edifício em construção. Nestes cinco anos, temos que agradecer a todas as pessoas que fizeram a TV desde o dia 21 de janeiro de 2011. Essas pessoas merecem todos os nossos aplausos, respeito, reconhecimento e consideração. É uma honra grande e um desafio maior ainda ser o diretor de Comunicação. Mas é também um prazer que não sei descrever”, completou Carlos Alberto Ferreira.
A sessão solene em comemoração aos cinco anos da TV Assembleia vai acontecer logo após a sessão ordinária do dia 18 de fevereiro, uma quinta- feira, no mesmo dia em que se celebra o Dia do Legislativo. Durante a sessão, profissionais, políticos e autoridades que ajudaram na implantação da TV e que contribuem até hoje para a sua evolução serão homenageados.
Na ocasião, a Assembleia Legislativa também lançará oficialmente dois prêmios voltados para a Comunicação, que serão abertos a todos os profissionais do Maranhão que atuam na área. Um deles será o Prêmio de Jornalismo “Mauro Bezerra”, em homenagem ao jornalista e ex-deputado estadual Mauro Bezerra (in memoriam), que foi também secretário de Esporte e cronista esportivo durante muitos anos.
A outra premiação será o Prêmio Fotojornalismo “Racciele Olivas”, em homenagem à profissional Racciele Olivas (in memoriam), que faleceu em fevereiro do ano passado, mas atuou durante mais de 10 anos fazendo a cobertura diária do Parlamento Estadual.
Além das duas premiações, outra novidade é a estreia da nova grade de programação da TV Assembleia no dia 22 de fevereiro. Além das transmissões ao vivo das sessões plenárias e audiências públicas, o telespectador poderá acompanhar também uma grade recheada de notícias, informações de interesse público, entretenimento, cultura, esporte e muito mais.
Entre os novos programas está o Café com Elda Borges, em substituição à primeira edição do Portal da Assembleia, que passará a ser exibido de segunda a sexta, às 13h, com reprise às 17h. O programa Café com Elda Borges vai ao ar também de segunda a sexta, às 8h30.
Outras duas novidades são os programas “Atitude” e “Esporte em Discussão”. O primeiro contará histórias de pessoas que fazem a diferença e que acabam alterando a vida de muita gente ao redor. Já o Esporte em Discussão, que tem data de estreia marcada para o dia 15 de março, trará um apanhado do movimento esportivo local nas mais diversas modalidades, com uma série de reportagens e entrevistas.
Os já consagrados programas Direto da Assembleia, Mesa Redonda, Portal Cultural, Quarta Cultural, Parlamento Cidadão, Parlamento Literário, Em Pauta e Sessão em Destaque continuam na programação trazendo ao telespectador uma variedade de conteúdos e tudo o que acontece no Legislativo.
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *