Vereador Roberto Rocha Jr. solicita ao poder público ressocialização de usuários de droga

Durante sessão ordinária na Câmara Municipal de São Luís, nesta última quarta-feira (30), o vereador Roberto Rocha Júnior (PSB) solicitou que a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (SEMURH), juntamente com a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS), realizem um trabalho conjunto para retirar e ressocializar os usuários de drogas que estão alojados na Praça Nauro Machado, na Praia Grande.

Em sua fala, Roberto Júnior elogiou a recente reforma da praça, realizada no mês de junho deste ano, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Todavia, ele alertou que o local, que é para ser uma opção de lazer, manifestações culturais e ponto turístico de São Luís, continua abrigando muitos mendigos e usuários de drogas, ocasionando o afastamento dos turistas que diariamente visitam o Centro Histórico.

“O Poder Público precisa dar uma atenção especial a esses jovens e adultos que estão em situação de vulnerabilidade social, não apenas retirando-os da praça, mas, principalmente, realizando ações conjuntas, com estratégias alinhadas e mais efetivas de acolhimento, tratamento psicológico, social e educacional, para ajudar esses dependentes químicos no sentido de reintegrá-los na sociedade”, ressaltou.

O parlamentar ressaltou ainda que da mesma forma que houve um empenho conjunto entre a Prefeitura e o Estado para revitalização da praça Nauro Machado, é necessário que haja, também, um esforço maior ainda de trabalho e dedicação entre os dois poderes para ofertar serviços de assistência social e ações de proteção básica a essas pessoas.

“A reforma da praça é importante e necessária, sem dúvidas, pois se trata de uma das praças mais importantes de nossa cidade, além de estarmos cuidando do nosso patrimônio histórico. Entretanto, precisamos também recuperar e valorizar o patrimônio humano, por meio de políticas públicas que deem mais dignidade a essas pessoas. E este é o nosso maior desafio! ”, destacou o parlamentar.

Os demais vereadores presentes na sessão elogiaram e reconheceram a importância da proposição do vereador Roberto Rocha Júnior, aprovando o seu requerimento por unanimidade. 
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *