O governador do estado Carlos Brandão (PSB) decretou, na última sexta-feira (17), situação de emergência em 20 municípios do Maranhão com ocorrências de inúmeros desastres provocados pelas fortes chuvas nos últimos dias.
A base da medida são de relatórios expedidos pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, que avaliou os estragos causados por intensos temporais que têm castigado todas as regiões do estado, inclusive a cidade de Barreirinhas.
Cidade de BARREIRINHAS
Por determinação do prefeito de Barreirinhas Amilcar Rocha, a Defesa Civil Municipal em conjunto com a Secretaria de Obras e Serviços, Assistência Social, Secretaria de Saúde e Meio Ambiente, deu uma resposta rápida a situação calamitosa da cidade, tendo em vista que o município atingiu 80mm de chuva, um índice bem elevado pelo período.
MEDIDAS
A medida tem como objetivo preservar o bem-estar da população atingida por danos ocasionados pelas fortes chuvas, viabilizando, assim, assistência às vítimas de inundações, movimentações de massas, enxurradas e alagamentos.
O decreto do governo visa, sobretudo, amenizar os danos humanos, materiais e as perdas econômicas sofridas pelos maranhenses que habitam em áreas mais vulneráveis aos fenômenos naturais relatados.