De volta ao Brasil, de onde fugiu para não cumprir o rito democrático de passara a faixa presidencial ao sucessor Luís Inácio Lula da Silva (PT), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na avaliação do deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), terá que explicar sobre o “combo de roubo de joias” antes de se refugiar no Estados Unidos às custas do estado brasileiro.
Em pronunciamento na tribuna da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (30), data do retorno de Bolsonaro ao país, Jerry disse que, em solo brasileiro, o chefe da extrema direita brasileira poderá explicar frente a justiça porque foi irresponsável, negligente e omisso e autor de ações que resultaram na tragédia da Covid-19 na pandemia do novo corona vírus.
Para o parlamentar do PCdoB, em solo brasileiro, Bolsonaro terá que explicar sobre os roubos cometidos durante sua passagem pela Presidência da República, mas advertiu ser bom o seu retorno para ver que o Brasil vive um outro momento, “que temos um presidente dedicado a tarefa de democraticamente governar o país, de voltar a fazer que o estado brasileiro e as políticas públicas alcancem aqueles que mais precisam da mão fraternal do estado brasileiro”.
Segundo Márcio Jerry, com Lula no comando do país, o ex-presidente vai poder enxergar o roteiro virtuoso de governança, que preserva a democracia e a fortalece, que respeita o povo, que assegura direitos, que estabelece novos padrões de relações federativas do país, reunindo governadores, dialogando com prefeitos, com a sociedade civil, com o povo brasileiro.
“É esse país em mudança que Bolsonaro encontra hoje, depois de ter covardemente abandonado o nosso país. E sobretudo aqui ele verá um sistema de justiça extremamente consistente para apurar quaisquer elícitos cometidos por quem quer seja, inclusive estes roubos praticados pelo ex-presidente da República”.
blog do Jorge Vieira