Uncategorized

Comissão do CNMP encerra visita institucional ao Maranhão

Reunião foi realizada na sede da Seap

Em reunião realizada na sede da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em São Luís, nesta sexta-feira, 4, os integrantes da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP) e da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) concluíram suas atividades no Maranhão.

O grupo é formado pelo conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e presidente da CSP, Jaime de Cassio Miranda; pelos membros auxiliares André Epifânio Martins e Alexandre Reis de Carvalho; e pelo secretário nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça, Rafael Velasco.

A comitiva se reuniu, na quarta e quinta-feira (dias 2 e 3), com autoridades da área da segurança pública e realizou visitas às unidades prisionais da capital e do interior para conhecer as iniciativas bem-sucedidas de ampliação de acesso dos presos ao trabalho e à educação.

Na avaliação do conselheiro do CNMP, existem três pilares que devem ser observados no sistema prisional: trabalho, educação e dignidade. Ele agradeceu a receptividade no Maranhão e destacou que a visita às unidades penitenciárias maranhenses representa é um passo estratégico para coleta de informações e conhecimento de iniciativas exitosas a serem aplicadas em outros estados.

“Temos o compromisso de seguir adiante com essa agenda. O que a gente observou aqui é algo que pode dar certo no Brasil inteiro. O trabalho no sistema penitenciário tem que gerar valor monetário e gerar valor, ou seja, retorno à sociedade”, afirmou Jaime de Cassio Miranda.

Para Rafael Velasco, a união de esforços e a integração ampliam a capacidade de trabalho das instituições na medida em que geram oportunidades e alternativas para melhorar a execução penal. “O sistema penitenciário pode ser uma solução e não um problema”.

O procurador-geral de justiça em exercício, Danilo Castro Ferreira, agradeceu a visita e colocou o Ministério Público do Maranhão à disposição para colaborar no compartilhamento de informações e experiências desenvolvidas pela instituição na área da execução penal. “As instituições têm que estar juntas em uma conjugação de esforços. O preso precisa trabalhar, estudar e remir a sua pena. Queremos reiterar o compromisso do MP em cumprir seu papel nesse processo”.

A promotora de justiça Isabelle Fernandes Saraiva atua na execução penal em Viana e informou que a cidade abriga a única unidade feminina da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) do Maranhão. Por isso, o contato com a equipe da Seap é constante. “O contato com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária é frequente e agradecemos o diálogo direto e o retorno às demandas do MP”. Ela solicitou, ainda, o aprimoramento e ampliação de outros regimes penais, além do regime fechado.

Ao final da reunião, o secretário estadual de Administração Penitenciária, Murilo Andrade, agradeceu a visita da comitiva, formada pelo CNMP e Ministério da Justiça, e também a participação do Ministério Público, Defensoria Pública Estadual, Poder Judiciário e Conselho Penitenciário do Maranhão.  “Atuamos juntos tentando solucionar os problemas do sistema penitenciário. Em relação aos presos, o trabalho desenvolvido por eles demonstra que eles estão ajudando a sociedade e trazendo algo de bom. Saímos de problema para solução. ”

O encontro teve a participação de promotores de justiça de São Luís e de outras cidades do interior maranhense, além de integrantes da Seap, Defensoria Pública e Poder Judiciário.

MPMA

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *