A reunião com ouvidores(as) de todo o Maranhão serviu para o alinhamento de estratégias conjuntas para o melhor serviço à sociedade
foto/divulgação: TJMA
A Assembleia Legislativa do Maranhão sediou, na tarde desta quinta-feira (10), a 2ª Reunião da Rede de Ouvidorias do Estado do Maranhão. O encontro teve como finalidade a assinatura do Protocolo de Intenções da Rede e o lançamento da identidade visual da Rede de Ouvidorias do Estado do Maranhão (Redoma).
O evento contou com a participação de ouvidores(as) dos Poderes do Estado, do Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado, do município de São Luís, Controladoria Geral da União, Defensoria Pública Estadual e do Tribunal Regional Eleitoral, dentre outros.
Participaram o ouvidor do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA), desembargador Marcelino Everton; o deputado, Osmar Filho; a ouvidora da Mulher, Danyelle Bittencourt; o ouvidor do Tribunal Regional do Trabalho (TRT 16 Região), desembargador José Evandro; a procuradora e ouvidora do Ministério Público Estadual, Sandra Elouf; o superintendente da Controladoria Geral da União (CGU), Antonio de Carvalho Freitas; o ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), Fagiani Viana de Miranda, e o ouvidor Geral do Maranhão, Daniel Barros.
Na ocasião, o trabalho do Telejudiciário foi divulgado pelo Chefe de Divisão do Telejudiciário, Fábio Martins. Projetos como “Audiência Pública”, “Fale com o Ouvidor” e “Ouvidoria Itinerante” também foram apresentados aos presentes pela secretária da Ouvidoria do TJMA, Neusa Burak.
“Os projetos desenvolvidos pela Ouvidoria tem como finalidade aproximar a Justiça do cidadão. Dessa forma, a rede de Ouvidorias é fundamental para a troca de experiências e melhoria dos serviços jurisdicionais”, disse Neusa Burak.
O deputado Osmar Filho destacou a importância do evento e da reativação da rede de ouvidorias. “A Ouvidoria tem o papel de aproximar cada vez mais o cidadão das instituições, órgãos e poderes. É uma honra para a Assembleia sediar este segundo encontro de ouvidores. Vamos criar uma rede para que cada vez mais as ouvidorias estejam aperfeiçoadas e prestando um serviço de qualidade”, ressaltou.
Além do intercâmbio de ideias, experiências e soluções, a Rede de Ouvidorias – que integra as três esferas governamentais (municipal, estadual e federal) – promove a transparência pública e a realização de cursos, capacitações e eventos para sociedade civil em regime de cooperação técnica, científica, educacional e cultural.