Decisão surge após ameaça de “atentado” do vereado0r Domingos Paz; Resolução é assinada pelo presidente da Casa, vereador Paulo Victor.
De assessores a vereadores, quem tiver autorização para entrar no Plenário da Câmara de São Luís, agora terá que se submeter a revista. É o que diz a Resolução 015/2023, assinada apelo presidente da Casa, vereador Paulo Victor, nesta quinta-feira (26).
A decisão ocorre após o vereador Domingos Paz (ex-podemos) ter ameaçado matar dois vereadores em Plenário e depois tirar a própria vida, conforme relatou em um Boletim de Ocorrência a Procuradora Geral da Câmara, Jessica Thereza Marques Ribeiro Araújo.
De acordo com a Resolução, a finalidade é ” prevenir o ingresso de pessoas portando armas de fogo, armas brancas ou objetos similares que possam representar perigo, no interior do local de deliberação máxima da Câmara Municipal”.
O documento ressalta que terão acesso à sala do Plenário do Poder Legislativo do Município de São Luís pessoas que se submeterem ao procedimento de inspeção de segurança disposto. O controle de acesso de pessoas às dependências da sala do Plenário se dará por meio de inspeção de segurança, utilizando-se, para tanto, dispositivos físicos e eletrônicos de segurança.
“A realização de procedimentos destinados à vistoria em pessoas será feita por meio de equipamentos detectores de metais fixos e portáteis e em cargas e volumes por meio de equipamentos de raio-X, com o objetivo de identificar objetos que coloquem em risco a integridade física ou o patrimônio da sala do Plenário do Poder Legislativo do Município de São Luís.” completa a resolução.