A Assembleia Legislativa do Maranhão publicou nesta segunda-feira, 11, o Edital de Convocação para a eleição da Mesa Diretora, confirmando a realização do pleito para quarta-feira, 13. O ato, que estabelece a disputa para o biênio 2025/2027, assegura que o processo eleitoral interno ocorra em até 48 horas, em conformidade com as regras da Casa.
A votação, que será secreta, decidirá a composição de todos os cargos da Mesa Diretora. A atual presidente, deputada Iracema Vale (PSB), favorita à reeleição, deverá enfrentar o ex-presidente Othelino Neto (Solidariedade), que busca marcar presença e representação de uma ala política opositora ao governo estadual.
No uso de suas atribuições, Iracema Vale convocou formalmente os parlamentares para uma sessão preparatória, marcada para ocorrer no dia 13 de novembro, às 11h30, no Plenário Deputado Nagib Haickel. Durante esta sessão, será eleita a nova Mesa Diretora, que assumirá oficialmente no dia 1º de fevereiro de 2025.
Com um mandato que lhe garantiu ampla visibilidade e respaldo político, Iracema Vale chega ao pleito com ampla aceitação entre os parlamentares e boa parte da base aliada, o que reforça o favoritismo de sua reeleição. Othelino Neto, ex-presidente da Casa, representa uma ala minoritária, posicionando-se como alternativa de oposição e manutenção de representatividade da base do “ex-dinismo”.
A eleição promete definir não só a liderança da Assembleia, mas também o alinhamento da Casa para o próximo biênio, especialmente em temas de relevância para o Estado. Além do cargo de presidente, os parlamentares também elegerão os demais membros da Mesa Diretora para os próximos dois anos, o que garantirá à Assembleia um novo equilíbrio nas tomadas de decisão para a vigência 2025-2027.