Levantamento divulgado nas últimas horas pelo Instituto Quaest, encomendado pela TV Mirante, aponta um cenário de disputa acirrada pelo Governo do Maranhão, com destaque para o crescimento expressivo de Orleans Brandão.
De acordo com a pesquisa, realizada entre os dias 12 e 16 de março com 900 eleitores em 49 municípios, o pré-candidato do MDB aparece empatado tecnicamente com o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, no cenário espontâneo, quando os nomes não são apresentados aos entrevistados. Ambos registraram 15% das intenções de voto.
O dado mais relevante do levantamento é a evolução de Orleans Brandão em relação à pesquisa anterior, de outubro de 2025. O emedebista foi o que mais avançou, somando um crescimento de 10 pontos percentuais no período. Já com relação ao prefeito, o estudo mostra estagnação.
Ainda no cenário espontâneo, Lahesio Bonfim aparece com 7%, enquanto o vice-governador Felipe Camarão tem apenas 5%.

Nos cenários estimulados, em que os nomes dos pré-candidatos são apresentados, Eduardo Braide lidera. No principal cenário, ele soma 35%, seguido por Orleans Brandão, com 24%. Lahesio Bonfim tem 11% e Felipe Camarão, 7%.
Em simulações alternativas, Orleans mantém desempenho consistente e amplia sua presença como principal concorrente. Sem Felipe Camarão, por exemplo, o emedebista chega a 26%, enquanto Braide vai a 37%. Já em um cenário sem Lahesio Bonfim, Orleans marca 26%, contra 39% do prefeito da capital.
Um dos cenários chama atenção: na ausência de Eduardo Braide, Orleans Brandão assume a dianteira com 31%, seguido por Lahesio Bonfim (19%) e Felipe Camarão (16%), consolidando-se como nome competitivo na disputa.
O levantamento também mediu a percepção do eleitorado sobre a sucessão do governador Carlos Brandão. Para 57% dos entrevistados, o atual chefe do Executivo merece eleger seu sucessor, enquanto 33% discordam.

A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais e nível de confiança de 95%, estando registrada sob o protocolo MA-07211/2026.


Deixe um comentário